Aprender a falar é um dos aspectos mais importantes nas diferentes etapas e áreas do desenvolvimento infantil e tem grande influência na capacidade de comunicação, na aprendizagem e no futuro sucesso escolar.
As crianças aprendem a falar e a comunicar interagindo com os outros. Os pais são as pessoas mais importantes no desenvolvimento infantil; o modo como falam e brincam com os filhos, desde o nascimento tem grande influência na forma como estes se vão desenvolver, comunicar e aprender.
Conversas e brincadeiras diárias entre pais e filhos são actividades familiares afectuosas e agradáveis com grande impacto. Estas actividades, desde a idade do berço, tornam as crianças mais calmas e confiantes e reforçam os laços afectivos familiares.
0-3 Meses
- Olhe, fixe, fale, cante e sorria para o seu bebé
- O bebé adora observar caras! Faça o jogo de caretas, deite a língua de fora, pisque os olhos ou boceje
- Responda aos sons e ao balbucio do seu bebé. Ele está a falar consigo!
- Observe o seu bebé enquanto ele fala e dê-lhe tempo para responder ao que ele lhe diz
- Fale com o bebé , isso encoraja-o a palrar em resposta ao que lhe diz e responda quando ele o fizer
- Tire-lhe a chupeta durante estas primeiras conversas
- Brinque ao "cucu", "onde está o brinquedo?"
- Brinque às "turrinhas" e faça-lhe cocegas na barriguinha
- Cante canções usando apenas sons que o seu bebé faça como "ma" ou "pa" juntamente com algumas palavras e lengalengas do género "papa a papa" ou "O balão do João"
6-9 Meses
- Fale pausadamente, palavras soltas ou frases curtas para que ele aprenda
- Tire proveito de situações do dia-a-dia para falar
- O bebé adora que repita palavras e aprende melhor se associar a palavra ao objecto ou acção
- É a idade ideal para lhe contar histórias simples, rimas e cantilenas
- Mostre-lhe livros com imagens. Aponte-lhe os objectos e diga os seus nomes
- Fale muitas vezes com o bebé. Ele aprende só de ouvir
- Use uma linguagem clara e bem articulada, sem distorcer as palavras ou usar diminutivos
- Leia em voz alta! Livros de cartão, pano ou vinil, com ilustrações grandes e simples. As crianças interessam-se pela forma do livro, por o segurar, tocar e folhear e pelas imagens
12-18 Meses
- Crie o hábito diário de brincadeira a dois, concentrando-se apenas no que o seu filho quer fazer. Sente-se com ele no chão e brinquem juntos. Vá-lhe perguntando o que está a fazer. Este tempo de brincadeira a dois não deve ter distracções. Desligue a televisão.!
- Questione a criança e dê-lhe alternativas de resposta como "preferes o carro ou o ursinho?" ou "Isto é o teu nariz ou o teu pé?"
- É sempre bom brincar com sons. Imite sons de animais ou outros como "ti-nó-ni"
- Aproveite para enriquecer a conversa. Se o seu filho disser "água" pode responder "mais água", "água por favor" ou "não há mais água".
Autoras:
Fátima Pinto
Luísa Neiva Araújo
Colaboração:
Maria Fontes de Carvalho
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