quinta-feira, 11 de abril de 2013

VARIZES E DERRAMES



As varizes (veias varicosas) são veias inchadas, tortuosas e, às vezes, dolorosas, que foram preenchidas com um acúmulo irregular de sangue. 

Normalmente, as válvulas existentes nas veias mantêm o sangue em  movimento em direção ao coração. Nas veias varicosas, as válvulas não funcionam adequadamente, permitindo que o sangue fique retido na veia. O acúmulo de sangue na veia causa um alargamento.

Normalmente aparecem nas veias das pernas, embora possam aparecer noutras partes do corpo. É uma condição comum que afeta principalmente mulheres.  Em Portugal estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas sofram desta condição.

Ficar de pé por longos períodos ou ter um aumento de pressão no abdómen (obesidade, gravidez...) podem elevar o risco de surgimento de varizes ou agravar a doença.

Sintomas

  • Inchaço, peso e dor nas pernas
  • Veias visíveis, aumentadas e tortuosas
  • Tornozelos levemente inchados
  • Descoloração acastanhada nos tornozelos
  • Úlceras na pele próximas do tornozelo (em casos mais graves)

 

Tratamento

O tratamento é geralmente conservador. A pessoa deve evitar ficar de pé por longos períodos, repousar com as pernas ligeiramente elevadas e usar meias elásticas (que se compram em farmácias).

Em casos mais graves pode ter de ser realizada uma cirurgia vascular, que consiste em retirar as veias doentes. É uma cirurgia relativamente simples mas que geralmente, é reservada a pessoas que sentem muita dor ou que possuam úlceras de pele.
Também pode ser realizado tratamento farmacológico, o qual normalmente alivia alguns sintomas mas que não elimina as varizes.
As varizes tendem a piorar com o tempo mas é possível aliviar o desconforto e minimizar a progressão desta condição cuidando de si.


Qual a diferença entre varizes e derrames?
Os chamados “derrames” são vasos capilares da pele que se dilatam, e ficam aparentes como risquinhos na pele com menos de um milímetro de espessura, mais ou menos como um fio de cabelo. Derrames em geral não causam dor e nem problemas de saúde, mas podem incomodar esteticamente. Existem diversas formas para eliminar os derrames, um cirurgião vascular ou angiologista pode indicar qual o melhor tratamento.


Pessoas que têm varizes podem fazer exercício físico?
Se as varizes não causam dor, não há problema nenhum em fazer exercício físico, e é inclusive recomendado. O ideal é evitar exercícios que exijam muito esforço, como, por exemplo, musculação com muita carga. Os aeróbicos, como caminhadas e corridas, são indicados, pois ajudam o sangue a circular. Se as varizes causam muita dor, procure um médico para que ele indique o tratamento adequado e oriente sobre a prática de exercícios.

 
Derrames podem transformar-se em varizes?
Derrames não se transformam em varizes, as estruturas são diferentes. As varizes são veias dilatadas, e os derrames são vasos capilares dilatados. Alguns pacientes que têm predisposição a ter derrames podem ter também varizes, mas não é uma regra. O uso de meias elásticas, de compressão, podem prevenir derrames e varizes, especialmente no caso de quem trabalha muito tempo em pé.


As varizes podem voltar depois de uma cirurgia?
As veias que foram tratadas são curadas definitivamente. Quando é feita a cirurgia a pele pode ficar perfeita e lisa, mas durante a vida, outras varizes podem surgir.


Cruzar as pernas e usar saltos altos pode causar varizes?
Não. O que pode contribuir para o aparecimento das varizes é a pessoa permanecer muito tempo na mesma posição, em pé ou sentada, e se ela se movimenta pouco.


As veias queimadas ou retiradas em cirurgia de varizes não fazem falta para o corpo?
Não fazem falta, porque quando chega ao ponto delas serem retiradas, elas já não são funcionais. Antes de se decidir pela cirurgia vascular o médico avalia caso a caso.


Sem comentários: