quarta-feira, 27 de outubro de 2010

AUTISMO - DESVENDAR OS MITOS

O Mito: Os autistas têm um mundo próprio.
A Verdade: Os autistas têm dificuldades de comunicação, mas não têm um mundo próprio . Comunicar é difícil para eles e nós não entendemos, assim surgem os conflitos. Ensiná-los e aprender a comunicar pode ser difícil, mas acaba com estes conflitos.

O Mito: Os autistas são super inteligentes.
A Verdade: Como qualquer pessoa, os autistas tem variações de inteligência se comparados aos outros. É comum apresentarem níveis de incapacidade, caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e na conduta adaptativa.

O Mito: Os autistas não gostam de carinho.
A Verdade: Todos gostam de carinho, com os autistas não é diferente. Acontece que alguns têm dificuldades em relação à sensação tátil, podem sentir-se sufocados com um abraço por exemplo. Nestes casos deve-se ir aos poucos, querer um abraço eles querem, a questão é entender as sensações. Procure avisar antes de abraça-lo, prepare-o primeiro. Com o tempo esta fase será dispensada. O carinho faz-lhes bem, como nos faz a nós.

O Mito: Os autistas gostam de estar sozinhos.
A Verdade: Os autistas gostam de estar com os outros, principalmente de se sentir bem com as pessoas, mesmo que não participem, gostam de estar perto dos outros. Podem às vezes estranhar quando o barulho for excessivo, ou gritar em sinal de satisfação, quando seus gritos não são compreendidos, muitas vezes pensamos que não estão a gostar. Tente interpretar os seus gritos.

O Mito: Eles são assim por causa da mãe ou porque não são amados.
A Verdade: O autismo é um distúrbio neurológico, pode acontecer em qualquer família, religião ou estrato social. A maior parte das famílias em todo o mundo tendem a mimá-los e superprotegê-los, são muito amados. Esta teoria foi criada por ignorância no início do século passado mas foi refutada pouco tempo depois. É um absurdo sem nexo

O Mito: Os autistas não gostam das pessoas.
A Verdade: Os autistas amam as pessoas, só que nem sempre sabem demonstrar isso. São os problemas e dificuldades de comunicação que os impedem de ser tão carinhosos ou expressivos, mas acredite que mesmo no canto deles, eles amam e sentem, por vezes até mais que os outros.

O Mito: Os autistas não entendem o que está a  acontecer.
A Verdade: Os autistas podem entender sim, a nossa forma de entendimento dá-se pela fala, logo se a pessoa não fala, acreditamos que não está a entender. Assim como qualquer criança que achamos que não está a prestar atenção, que não está a entender, de repente a criança fala ou faz qualquer coisa, e vemos que nada lhe escapou.

O Mito: O certo é interná-lo, afinal numa instituição saberão como cuidá-lo.
A Verdade: Todas as crianças precisam do amor da sua família, uma instituição pode ter terapeutas, médicos, enfermeiros, mas o autista precisa de mais do que isto, precisa de amor, de todo o amor que uma família pode dar. As terapias fazem parte, uma mãe, um pai ou alguém para levá-lo e trazê-lo também.

O Mito: Ele grita e esperneia porque é mal educado.
A Verdade: O autista não sabe se comunicar, tem medos, tem dificuldades com o que é novo, prefere a segurança da rotina. Então um caminho novo ou retirarem-lhe um brinquedo por exemplo, leva-os a tentar uma desesperada comunicação, e usam a que sabem melhor, gritar e espernear. Nós sabemos que isto não está certo, mas irritamo-nos, preocupamo-nos com olhares dos outros, às vezes até ouvimos aqueles que dizem que a criança precisa levar umas palmadas, mas nada disto é necessário. Esta fase de gritar e espernear passa, é duro, mas passa. Mesmo que pareça que ele não entende, diga antes de sair que vai por ali, por aqui, ou porque ele deixou de ter o brinquedo, e seja firme na sua decisão. Não ligue aos olhares dos outros, você tem mais que fazer. Não bata na criança , isto não ajudará em nada, nem a si e nem a ele. Diga com firmeza que precisa ir embora por exemplo, e mantenha-se firme, por mais difícil que seja. 

Texto adaptado (Lucy Santos, Junho 2005)



 

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo texto "Desvendar os Mitos", é assim que se desmistifica muito das inverdades dolorosas que flagelam a vida do autista e suas famílias.
Paz e luz!
Berenice