terça-feira, 14 de setembro de 2010

DIETA MEDITERRÂNICA


A designação “dieta mediterrânica” resultou de um estudo dos hábitos alimentares da população da bacia do mediterrânico, realizado por Ancel Keys et al , da Universidade do Minnesota, iniciada na década de 50.
Concluíram que as pessoas que viviam ao longo da costa mediterrânica sofriam apenas uma percentagem mínima de ataques cardíacos e doenças das coronárias quando comparadas com aquelas que viviam noutros países ocidentais industrializados.

Dentro dos países do mediterrâneo, apesar de existirem diferenças em relação às dietas tradicionais, todas elas apresentam características comuns.


9 CARACTERÍSTICAS A PRESERVAR:

1 - Consumo de alimentos frescos, da época e da região, sem qualquer processamento químico.
Os produtos hortofrutícolas são muito importantes. Os legumes, as hortaliças, as ervas aromáticas, as frutas frescas, muito ricos em vitaminas, minerais e enzimas antioxidantes, e os frutos secos, ricos em ácidos gordos polinsaturados devem ser consumidos com regularidade.

2 - Abundância em alimentos de proveniência vegetal (batatas, cereais, legumes, hortaliças, frutos secos e frescos).
A farinha de trigo, usada na confecção de massas e de pão, constitui a base da alimentação dos povos mediterrânicos, não só como acompanhamento mas também como parte integrante de alguns pratos típicos.

3 - O consumo de óleos e margarina quase nulo, sendo o azeite a principal gordura.
O azeite como gordura alimentar de excelência, oferece uma grande quantidade de óleos monoinsaturados, que são protectores cardiovasculares.

4 - Baixo consumo de queijo, iogurtes e derivados do leite.
Por serem ricos em gordura saturada, potenciam o aparecimento de doenças cardiovasculares como a arterosclerose.

5 - O consumo moderado de peixe, aves de capoeira e ovos. 
O peixe deve ser a principal fonte de proteínas na alimentação, nomeadamente, a sardinha, o carapau, a cavala e o bacalhau seco.

6 - A principal sobremesa - fruta fresca.
Açúcares refinados e mel devem ser consumidos muito raramente .

7 - O consumo de carne vermelha muito limitado.
Evitar a carne de vaca e de porco, muito rica em gordura saturada. Segundo estudos publicados recentemente a gordura do porco preto é equiparada à do azeite pelo que pode ser consumida moderadamente.

8 - O consumo de água 
Deve ser ingerida em quantidade suficiente para satisfazer os necessidades do organismo, não devendo ser substituida por sumos ou refrigerantes, (75% do nosso corpo é constituído por água).

9 - O consumo moderado de vinho
A pele da uva contém substâncias anticancerígenas e a grainha da uva é muito rica em antocianinas (compostos químicos com propriedades antioxidantes superiores às vitaminas).

Por último convém lembrar que o EXERCÍCIO FÍSICO moderado é um complemento essencial da dieta. Este deve ser adequado à idade, saúde e estado físico da pessoa.

A dieta mediterrânica, seguida pelos nossos antepassados, é um tipo de dieta bastante saudável, comportando poucos riscos para a saúde, devido ao seu baixo teor em gorduras e  ao grande consumo de vegetais e frutas. Por outro lado, o fast food, que é o regime praticado pelos jovens e adolescentes hoje em dia, contém muito sal, gorduras, proteínas e é deficiente em termos de fibras e vitaminas, o que pode levar à obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares entre outras.

Sem comentários: