quarta-feira, 3 de novembro de 2010

FAÇAM A VOSSA PARTE PARA AUXILIAR UM IDOSO DEPENDENTE E UM FAMILIAR CUIDADOR.

Muitos são os apelos feitos aos familiares cuidadores para que façam a sua parte no cuidado com os idosos.
Hoje refazemos este apelo, porém iremos ampliá-lo a todos: FAÇAM A VOSSA PARTE PARA AUXILIAR UM IDOSO DEPENDENTE E UM FAMILIAR CUIDADOR.



Vamos ser solidários, não custa nada!
Imagine-se no lugar daquele cuidador, sozinho, responsável por um idoso dia e noite, de segunda a segunda, cansado, sem tempo para sua vida pessoal. A ajuda de alguém não seria muito importante para ele?
E se você fosse um idoso e se percebesse como um peso para uma família que não quer ou não tem tempo para cuidar de si? O que sentiria?

E o que é possível fazer?
Lembre-se sempre que, ao ajudar um idoso, está também a ajudar um cuidador sobrecarregado.
Primeiro tente perguntar ao cuidador o que seria útil para ele. Você pode ajudar numa série de cuidados como na realização de cuidados de higiene; ficar algum tempo com o idoso para que o familiar possa sair de casa; auxiliar nas tarefas de casa (para que o familiar possa ficar mais disponível para o idoso); auxiliar na realização de tarefas burocráticas fora do domicílio (como, por exemplo, realizar pagamentos, marcar consultas, buscar resultados de exames); acompanhar o cuidador e o idoso a consultas (principalmente quando este tem dificuldades de locomoção); ser um ombro amigo (e um ouvido amigo), entre muitas outras tarefas.

Pense nisto... Juntos somos mais.

Sem comentários: