segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ORIENTAÇÕES PARA A ADMINISTRAÇÃO DE INSULINA

As pessoas com diabetes Tipo I e algumas pessoas com Diabetes Tipo II necessitam de insulina para controlar o nível de açúcar (glicose) no sangue. Ninguém pode dizer qual é a quantidade exata de insulina a injetar, mas o seu médico ou enfermeiro saberão por onde começar.

Alguns fatores que influenciam a quantidade de insulina de que necessita são:
  • O seu peso;
  • A quantidade e regularidade com que pratica exercício físico;
  • A sua aptidão física (quantidade de gordura e massa muscular);
  • O que come e os alimentos que escolhe;
  • Da resposta do seu organismo à insulina;
  • As suas emoções (por exemplo o seu nível de stresse);
  • Os outros medicamentos que toma.

A Dose de Insulina

A dose inicial de insulina irá muito provavelmente ser alterada ao longo do tempo, por isso não se preocupe se o número de unidades que injeta for aumentando. Normalmente inicia-se com uma dose mais baixa (de forma a evitar hipoglicémias), e por vezes são necessários muitos ajustamentos até se chegar à dose correta. Essa dose varia de pessoa para pessoa e dos tipos de insulina, pelo que não deve comparar a quantidade de insulina que você injeta com a dose de outra pessoa.
É importante que nunca deixe de injetar a insulina que lhe foi prescrita, nem mesmo quando está doente, sem antes falar com o seu médico ou enfermeiro.
Deve anotar numa tabela as doses e a hora de administração e manter essa informação à mão de forma a evitar erros de administração. O seu médico ou enfermeiro podem igualmente ajudá-lo a fazer um plano para quando se esquecer de administrar a insulina. Escreva essas instruções para poder consultá-las quando isso acontecer.

Locais de Injeção de Insulina

A insulina é injetada no tecido gordo subcutâneo (camada adiposa) que se encontra por baixo da pele, porque esse tecido é menos vulnerável a lesões do que os músculos e a injeção nesses tecidos provoca menos dor. Além disso, também torna mais lenta a absorção da insulina para a corrente sanguínea, evitando hipoglicémias (descida do açúcar no sangue).

Ao escolher um local para a injeção, é importante ter em consideração a camada de gordura, pois quanto mais espessa for, menos são as probabilidades de dar a injeção no músculo. Se acidentalmente injetasse insulina no músculo, ela entraria na circulação mais depressa do que o habitual podendo provocar hipoglicémia.

Embora as mulheres tenham geralmente mais gordura  nas coxas e os homens no abdómen, pode não ser esse o seu caso. Terá de ter em consideração o seu tipo de corpo e a distribuição da gordura ao escolher o local de injeção. Se tiver dúvidas tire-as com o seu médico ou enfermeiro.

Rotação dos Locais de Injeção

Seja qua for o local que escolher para dar a injeção (por exemplo o abdómen), poderá utilizar esse local durante vários dias ou semanas, mas é importante ir mudando o local preciso onde dá a picada. Essa rotação impede que se formem nódulos ou "papos" que perdem sensibilidade e onde a insulina passa a ser mal absorvida. Embora seja menos doloroso dar a injeção nesses locais, isso diminui a eficácia da insulina e dificulta o controlo da glicémia. Deve tentar utilizar todas a áreas e locais confortáveis para si, organizando se necessário um "mapa" de rotatividade.

Técnicas de Injeção

Quer seja com uma seringa ou com uma caneta, a forma como injeta a insulina é importante para que atue bem. O objetivo é injetar a insulina no tecido adiposo por baixo da pele. 
  • Lave as mãos e prepare a caneta / seringa com as unidades de insulina a administrar;
  • Limpe o local da injeção com um algodão seco (não desinfete com soluções alcoólicas);
  • Agarre uma prega de pele, ou seja, prenda uma parte da pele por forma a agarrar uma boa quantidade de pele;
  • Introduza a agulha diretamente nessa prega, a um ângulo de 90º em relação ao corpo (se for muito magro pode fazer um ângulo de 45º, de forma a evitar injetar insulina no músculo);
  • Se estiver a usar uma seringa convém aspirar ligeiramente, de forma a certificar-se de que não picou nenhum vaso sanguíneo. Se estiver a utilizar uma caneta este procedimento não se aplica;
  • Injete a insulina lentamente, conte até 5, desfaça a prega cutânea e retire a agulha da pele;
  • Se sair um pouco de sangue ou de insulina da pele não esfregue ou friccione a a área.
 
Conservação da Insulina

A insulina deve ser corretamente manuseada e conservada pois, se assim não for, pode não ter o efeito desejado. Para conservar a insulina em bom estado deverá proceder da seguinte forma:

  • Guardar a insulina que não está a utilizar (por encetar) no frigorífico;
  • Nunca deixe a insulina congelar;
  • As canetas que estão a ser utilizadas não devem ser guardadas no frigorífico. Se estiver a utilizar um frasco pode guardar-lo no frigorífico;
  • Mantenha a insulina que não estiver no frigorífico num ambiente o mais fresco possível (com uma temperatura inferior a 30 graus) e afastada de fontes de calor e de luz;
  • Nunca agite a insulina com força pois deste modo  terá mais facilidade em congelar ou formar grânulos.

Descarte as Agulha e Lancetas em Locais Seguros!
Terá de aprender as regras para descartar agulhas e lancetas. Por exemplo, as agulhas e lancetas nunca devem ser atiradas para a sanita ou depositadas em correntes de água como lagos ou ribeiros. Deve ter um recipiente próprio para as colocar e se possível entregá-las no seu Centro de Saúde ou Farmácia. Nunca devem ser abandonadas ao acaso ou partilhadas pois tornam-se uma fonte de propagação de várias doenças

Deitar o material utilizado nos locais corretos ajuda a proteger as outras pessoas de ferimentos ou de reutilizarem agulhas e lancetas já usadas. 



Links Úteis:
Sociedade Portuguesa de Diabetologia 
Portal da Saúde - Ministério da Saúde 
APDP - Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal 


 

Sem comentários: