sábado, 19 de fevereiro de 2011

DOENÇA DE PARKINSON - FAMILIARES E CUIDADORES

"Ter a certeza de poder contar com a família, não significa pertencer a uma família perfeita, onde tudo dá sempre certo. Significa, mais que isso, pertencer a uma família que se une em prol daquele que precisa, no momento que ele precisa.” (autor desconhecido)
Indiscutivelmente é através da família que se tem à oportunidade de desenvolver a afectividade, o aconchego e a proximidade das relações humanas. É também um lugar de conflitos, de aprendizagem, de reconhecimento de erros e de reconciliação. Pensar-se e sentir-se pertencente a uma família, possibilita à pessoa desenvolver referências que lhe conferem uma participação na vida social e da comunidade.
O Doente de Parkinson, assim como qualquer pessoa, necessita dessas referências familiares, pois é nela e nas atitudes vivenciadas na convivência familiar, que o mesmo vai recorrer quando procura um auxílio ou um suporte para o seu tratamento. É a partir de uma convivência familiar harmoniosa e afectuosa que o portador da Doença de Parkinson (DP) desenvolve a auto-estima para enfrentar os problemas de ordem física e emocional decorrente dos sintomas da doença.
Muito se tem discutido a respeito do papel da família e dos cuidadores no tratamento de portadores de doenças neurológicas, entre elas a DP. São inúmeros os desafios que se interpõem à tarefa de cuidar um ente-querido doente. É preciso saber cada vez mais, lidar com novas situações que se vão apresentando no quotidiano da família e do doente. Exige-se pois uma maior capacidade de relacionamento humano e trabalho cooperativo entre os membros da família, profissionais de saúde e cuidadores quando for o caso.

PRIMEIRO DESAFIO
Neste contexto familiar, o primeiro desafio consiste em dar o suporte afectivo e físico necessário através da atenção, da compreensão, da tolerância, e do carinho incondicional, por muitos anos, ao doente. E este desafio inicial começa na realização da primeira consulta médica com o neurologista. O diálogo entre o paciente, família e neurologistadeve ser franco, promovendo a relação terapêutica e de confiança. Cabe a este profissional diagnosticar, orientar e coordenar o tratamento em conjunto com os demais profissionais da área da saúde (enfermeiros, terapeutas e psicólogos), dos quais o doente irá necessitar a curto ou longo prazo.
O impacto emocional e a percepção do impacto físico, que o indivíduo sofre após a confirmação do diagnóstico, são enormes e podem ser devastadores. Os recém diagnosticados costumam negar a doença a todo custo. Por este motivo deve existir uma relação sólida, segura e de confiança entre o doente, a família e profissionais. Estes devem demonstrar estar efectivamente do lado do doente, animando-o, e reconfortando-o e dando-lhe apoio incondicional. Estes diálogos têm uma eficácia tão ou mais poderosa que os medicamentos para aliviar os sintomas depressivos do doente mas também da família. De acordo com a bibliografia médica, aproximadamente metade dos pacientes com DP sofrem de ansiedade e, no decorrer dos anos desenvolvem depressão. 

SEGUNDO DESAFIO
Após o diagnóstico e orientações do médico neurologista, o segundo desafio que o portador da DP e sua família devem vencer, é a realização do tratamento farmacológico, com o auxílio de terapias alternativas, orientados por profissionais que fazem parte da equipa multidisciplinar, tais como terapia de grupo, terapia ocupacional e, principalmente, com o suporte da psicologia. Como sabemos, a DP não atinge somente o sistema motor do indivíduo, mas também provoca transtornos psíquicos decorrentes das dificuldades físicas, mudanças neuroquímicas devido à deficiência de dopamina e alterações decorrentes da acção dos medicamentos utilizados.
Alguns desses transtornos emocionais podem acontecer devido às dificuldades de relacionamento com os familiares. O comportamento inconstante do doente é, para muitos desinformados, como pura birra, pois os efeitos dos medicamentos confundem os familiares e estes acham que o indivíduo está de má vontade. Segundo fontes médicas, como a lucidez está presente em 75% dos casos, a família acredita que as limitações do paciente sejam propositadas. Sentindo-se diminuído, o doente de Parkinson costuma não pedir ajuda a ninguém, querendo afirmar sua auto-suficiência. Se não estiver muito atenta, a família acaba por colocá-lo em risco.
O doente quer fazer tudo sozinho e esconde as coisas. Pode cair e, por orgulho, não conta a ninguém. Não conseguem tomar banho ou escovar os dentes correctamente e isso gera outros problemas de saúde. Por vezes não pedem ajuda e rejeitam o sentimento de pena.
Assim, o doente de Parkinson precisa de coragem, determinação e principalmente de auto-estima elevada para poder manter a sua independência física e mental.

TERCEIRO DESAFIO
E para que essa independência aconteça de facto, é necessário que o terceiro desafio seja vencido. É necessária a busca de informações confiáveis e de referências médicas que esclareçam:
  • Quais as causas da doença;
  • Quais os sintomas;
  • Quais tratamentos mais adequados;
  • Quais os medicamentos disponíveis no mercado para o tratamento;
  • Qual a composição dos medicamentos, (ler a bula que acompanha cada medicamento);
  • Quais os sintomas de uma medicação mal administrada (ter a certeza de que o doente não faz uso da auto-medicação);
  • Quais as limitações físicas impostas pela DP ao paciente;
  • Quais as melhorias físicas que devem ser realizadas no espaço físico da residência;
  • Qual a dieta alimentar indicada para que o indivíduo tenha uma boa qualidade de vida.
Também a organização do espaço físico da casa deve estar estruturado de modo a que os acidentes sejam prevenidos. Os utensílios de uso diário e roupas podem ter de sofrer algumas alterações, tendo em conta o estado físico e psicológico do doente:
  • Deve haver espaço para a circulação;
  • A mobília deve estar disposta de forma que o doente não esbarre em cadeiras, mesas ou fios soltos;
  • Se a casa tem tapetes, devem ser anti-derrapantes;
  • Pode ser necessário o uso de uma barra fixa na parede da banheira e próximo da sanita;
  • É aconselhável o uso de máquina de barbear (para os homens), máquinas depiladoras (para as mulheres) e escovas de dentes eléctricas;
  • O champô e o sabonete (que deve ser líquido) devem estar o mais acessíveis possível;
  • As calças devem ter elásticos na cintura;
  • As camisas não devem ter botões;
  • Os sapatos devem ter uma sola adequada que proporcione maior segurança ao caminhar;
  • Na cozinha, os utensílios devem ser inquebráveis;
  • É aconselhado o uso de palhinhas ou de chávenas que se possam fixar à mão;
  • A realização de trabalhos domésticos na cozinha deverá ser feita em cima de superfícies antiderrapantes.
Existem no mercado inúmeros utensílios que podem ser utilizados com vista a promover o máximo de segurança e independência do doente.
Também a prática exercício físico é fundamental para conservar a forma física e garantir a independência. A marcha, a natação, a hidroginástica ou a frequência de aulas específicas para os doentes de Parkinson são alguns exemplos de exercícios que os portadores da doença podem praticar, tendo sempre em atenção o grau de evolução da doença e o estado físico do doente.

QUARTO DESAFIO
A família tem como função fundamental exercer o cuidado, este é o quarto desafio a ser vencido por uma família que tem um familiar da terceira idade portador da DP.
Muitas famílias necessitam de parceiros para cuidar da pessoa idosa e doente. A busca desses parceiros aos quais chamamos “cuidadores” envolve muitas vezes um momento de angústia. Estes parceiros cuidadores deverão ter a devida qualificação para auxiliar as famílias. É necessário que todos (família e cuidadores) adoptem a mesma abordagem, de forma a seguir as orientações dadas pelos profissionais da saúde.
A prioridade é oferecer ao máximo as condições físicas e emocionais para que o doente tenha carinho, atenção, compreensão, afecto, auto-estima elevada e, principalmente, qualidade de vida para que se sinta integrado na comunidade.
Retoma-se, por fim, o pensamento exposto no início deste texto, segundo o qual, pertencer a uma família significa contar com o seu apoio, com seu carinho incondicional nos momentos dos conflitos físicos e mentais e, principalmente, contar os seus cuidados no momento da velhice e da doença, preservando sobretudo o respeito e dignidade pela pessoa humana.



4 comentários:

Noah Roland disse...

Olá a todos! meu nome é Noah, estou escrevendo este artigo para apreciar o bom trabalho do DR AKHIGBE que recentemente me ajudou a trazer de volta minha esposa que me deixou por outro homem nos últimos 6 meses. Depois de ver um comentário de uma mulher na internet testemunhando como ela foi ajudada pelo Dr. AKHIGBE, também decidi entrar em contato com ele para obter ajuda, porque tudo o que eu queria era que eu conseguisse minha esposa, felicidade e para garantir que meu filho crescesse com sua mãe 'eu amo minha esposa' Estou feliz hoje que ele me ajudou e posso dizer com orgulho que minha esposa agora está comigo novamente e agora está apaixonada por mim como nunca antes. Você precisa de alguma ajuda em seu relacionamento, como recuperar seu homem, esposa, namorado, namorada ou amores e relacionamento familiar? Os espectadores que leem meu post que precisam da ajuda de DR AKHIGBE devem entrar em contato com ele por e-mail: drrealakhigbe@gmail.com Você também pode ligar ou entrar em contato com ele por whatsapp 2348142454860 Ele também cura doenças e vírus mortais com suas ervas naturais. gostar
HIV / AIDS, HERPES, ASMA, EPILEPSIA, Náusea, vômito ou diarréia, AVC, DOENÇA DE PARKINSON, INFECÇÃO EXTERNA, CÂNCER, DIABETES, DOENÇA CRÔNICA, HEPATITE A&B E OUTROS. seu email novamente: drrealakhigbe@gmail.comnúmero: +2348142454860

Donald Boykins disse...

Meu nome é Donald Boykins, estou aqui para apreciar o Dr. Akhigbe por usar seu remédio herbal para curar meu vírus Herpes. Faz cerca de 3 anos e 6 meses que estou vivendo com esse vírus e isso tem sido um problema sério para mim. Fiquei tão confuso por estar tomando vários remédios para curar, mas todo o meu esforço foi em vão, uma manhã. Eu estava navegando na Internet, então vi vários testemunhos sobre o Dr. Akhigbe curando pessoas do vírus Herpes e imediatamente entrei em contato com o Dr. Akhigbe em seu e-mail: drrealakhigbe@gmail.com, contei a ele sobre meus problemas e ele me disse que devo ser curado, ele me deu algumas instruções e que eu segui corretamente. então ele preparou um remédio herbal e me enviou, que eu usei por 2 semanas e fui curado, tudo foi como um sonho para mim e meu vírus Herpes se foi totalmente, dr .Akhigbe, Deus te abençoe e lhe dê mais poder e capacidade Não sei se existe alguém que sofra com o vírus do herpes ou qualquer uma dessas doenças. DIBETAS, CÂNCER, HIV / AIDS, HERPES HEPATITS A e B, DOENÇA CARDÍACA, DOENÇA CRÔNICA, EPILEPSIA, LÚPUS , CURSO, DOENÇA DE PARKINSON, LESÃO MEDULAR, ECZEMA, DOENÇA RENAL, ACME, DOR DE COSTAS, INFECÇÃO EXTERNA, DOENÇA ARTERIAL CORONÁRIA, FRIO COMUM, POLIÓIA etc. ele é um médico muito bom e honesto e também é chamado de padrinho da raiz de ervas, entre em contato com ele por e-mail; drrealakhigbe@gmail.com ou whatsApp ele no site +2348142454860 https: drrealakhigbe.weebly.com

Joyce Hillary disse...

Tudo graças a este grande médico herbal que me curou de (DOENÇA DO LÚPUS), seu nome é dr imoloa. Sofri com doença lúpica há mais de 8 anos com dores como: articulações, erupção cutânea, dor no peito, articulações inchadas e muito mais. Os medicamentos anti-inflamatórios não puderam me curar até eu ler sobre a recomendação dele. Há dois meses, entrei em contato com ele pelo endereço de e-mail. drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e ele me enviou o tratamento à base de plantas através do serviço de correio da DHL e me instruiu sobre como tomá-lo por duas semanas. depois disso, e fui confirmado curado e livre no hospital depois de tomar seus poderosos remédios à base de plantas Você também pode ser curado com ele, se estiver interessado, ele também usa seu poderoso remédio para curar ervas para curar doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, Doença de Célia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer Entre em contato com ele hoje e obtenha cura permanente. contate-o via ... email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / whatssapp- + 2347081986098.

AIB FUNDING. disse...

Olá pessoal, eu sou Linda Harry, do Estados Unidos. Eu fui diagnosticada com doença de Parkinson por mais de 6 anos, o que me fez perder meu emprego e meu relacionamento com meu noivo depois que ele descobriu que eu estava tendo Parkinson, ele se afastou de mim e tentei todo o meu melhor para fazê-lo ficar, mas ele me negligenciou até que um amigo meu do Reino Unido me disse Grande curandeiro, que restaurará minha vida com seu poderoso remédio herbal. então ele me enviou seu endereço de e-mail para entrar em contato com ele- drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e rapidamente entrei em contato com ele, e ele disse que minha condição pode ser resolvida, que ele tratará a doença imediatamente apenas se eu puder confiar nele e aceitar seus termos e condições. Concordei porque precisava muito de ajuda de todos significa, então eu fiz tudo o que ele me instruiu a fazer. E, surpreendentemente, depois de duas semanas, ele me enviou uma mensagem de texto, dizendo que eu deveria me apressar ao hospital para um check-up, o que realmente fiz, confirmo pelo meu médico que estou agora (PARKINSON NEGATIVO) meus olhos se encheram de lágrimas e alegria, chorando muito porque verdadeiramente a doença me privou de muitas coisas da minha vida, este é um milagre, o Dr. imoloa também usa seu poderoso remédio herbal para curar as seguintes doenças: doença do lúpus, úlcera na boca, câncer na boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC , Sífilis, diarréia, HIV / AIDS, Doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, Dor Crônica, Doença de Crohn, Fibrose Cística, Fibromialgia, Doença Inflamatória Intestinal, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Major Depressão, melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer, parque doença isônica, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma, Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão. entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e também em whatssap- +2347081986098